PARQUE URBANO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS – PROJETO AD QUADRATUM
Em entrevista à Azeméis FM/TV, o arquiteto José António Lopes falou do projeto Parque Urbano / Centro de Interpretação Ambiental da cidade de Oliveira de Azeméis. Com uma área de cinco hectares, o Parque ficará localizado numa área central da cidade, na denominada “antiga” Quinta dos Borges.
Com este projeto, Oliveira de Azeméis passará a dispor de um equipamento estratégico para o seu desenvolvimento: um espaço de recreio e lazer de grande qualidade, projetado em prol do bem-estar e da comunidade. A proposta prevê a requalificação do edificado existente para espaços de restauração, como o café do parque / esplanada café concerto, e a disponibilização de áreas para Centro Interpretativo e Quinta Pedagógica, estruturas de slide e arborismo, circuitos e equipamentos de desporto de manutenção, zonas de repouso, entre muitas outras valências.
Durante a entrevista, quando questionado sobre a inspiração para a realização do projeto, o arquiteto José António Lopes referiu que «o principal motivo de inspiração é a própria Quinta dos Borges», realçando o património existente construído, como a casa principal da Quinta e o património ambiental. Salientou ainda o cuidado que foi tido com o curso de água e as árvores protegidas, como os Sobreiros, considerando que a alteração da função agrícola/residencial dos edifícios para uma função de uso público implicou respeito perante o património existente.
O arquiteto realçou ainda que esta iniciativa se trata de um projeto inclusivo, em diferentes áreas, evidenciado a questão das diferentes faixas etárias, no âmbito do usufruto do espaço.
Ouça a entrevista no vídeo abaixo!
In Azeméis FM/TV, 23 de janeiro de 2021