MELGAÇO TEM POP-UP FOI UM ÊXITO

O programa Melgaço Tem Pop-Up foi um êxito. Coordenado pelo arquiteto José António Lopes, encerrou a sua atividade após dois anos e o balanço foi excelente: desde que arrancou em 2019, registou a concretização de 15 projetos de negócio / atividades, contando com 13 projetos lojistas e duas lojas âncoras com atividades de IPSS´s, artistas, e demais sociedade civil. A sessão de encerramento contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

«Os negócios adquiriram maturidade e segurança. Abandonaram o programa no fim do tempo que podiam abandonar e acabaram por negociar rendas comerciais. Ultrapassaram-se as barreiras todas e foi um sucesso.» – José António Lopes

Atualmente, o Município de Melgaço conta com seis lojas que resultaram deste modelo de negócio:

Bolos & Bolinhos Gourmet
– Cantinho da Bé
Sabor do Céu
LP Alumínios e PVC
Estúdio Old Street
Artpaulabijus

 

Fruto do sucesso deste programa e da dinâmica que imprimiu à Vila da Melgaço, o Presidente da Câmara decidiu dar continuidade ao mesmo.

«Nunca algo de semelhante tinha sido antes tentado. Esta foi uma aposta arriscada e ambiciosa, com obstáculos que se anteviam difíceis de transpor, mas que quisemos enfrentar, enquanto desafio que urgia assumir em prol do território e das gentes de Melgaço. Cedo percebemos que aderir Programa URBACT implicaria um forte e profundo envolvimento de todas as partes da sociedade melgacense, fazendo os seus mais ativos atores e agentes participar dos processos de decisão e ação. Numa gestão urbana (e territorial) moderna, endereçando por vezes problemas antigos e complexos, como é o caso do declínio prolongado (de que sabemos padecem grande parte das vilas e cidades do interior e da Europa), há que ter a coragem de envolver e comprometer, diria mesmo coresponsabilizar a sociedade civil, empoderando os atores, mas também promovendo a iniciativa e participação na experimentação de soluções, tantas vezes arriscadas.

Esta foi, no entanto, uma aposta ganha. O trabalho conjunto aqui desenvolvido apresenta resultados incontornáveis no relançamento da vida urbana, seja na dinamização do tecido comercial/económico, novo e já anteriormente instalado, mas também na reanimação do espaço público (onde na requalificação a autarquia tem empreendido grandes investimentos) assim oferecendo um ambiente urbano mais diverso e rico para residentes e visitantes. Esta é uma realidade já reconhecida e elogiada pelos parceiros europeus, mas sobretudo pela sociedade melgacense, que interiorizou a valia e eficácia deste nosso MELGAÇO TEM POP-UP, continuando a abordar-nos com constantes propostas de empreendedorismo e “oferta” de espaços a associar ao programa.», refere o autarca, Manoel Batista.

 

MELGAÇO É EXEMPLO EM TODA A EUROPA!

Desde o início que o projeto se revelou um êxito. Revolucionou toda a dinâmica comercial no centro da vila, sendo reconhecido a nível internacional. Hoje, Melgaço é exemplo em toda a Europa!

Este projeto de dinamização da economia local nasceu em Altena, na Alemanha, e contou com uma parceria de Melgaço, em Portugal, Idrija, na Croácia, Nyirbator, na Hungria, Aluksne, na Letónia, Isernia, em Itália, Manresa, em Espanha, e Igoumenitsa, na Grécia.

Em Melgaço, o desafio foi bem aceite, quer junto dos proprietários das lojas, quer dos empreendedores. «Foi muito bem sucedido. Deu muito, muito trabalho e exigiu muito de todos, mas houve um envolvimento da sociedade muito grande e isso gerou um clima de confiança e otimismo, que falta fazer.», refere o arquiteto José António Lopes.

 

O FUNCIONAMENTO:
Os proprietários de lojas vazias cediam gratuitamente os espaços, para que pequenos empreendedores pudessem abrir seus negócios ao público. O período de experiência era de três meses, para que estes conseguissem perceber se o negócio seria ou não viável. Caso quisessem continuar no espaço comercial, passariam a pagar uma renda mensal simbólica que, em Melgaço, chegava a ser de um euro por metro quadrado.

Mais do que cumprir com o proposto contratualmente com o URBACT e de verificar uma prática mais bem-determinada que qualquer um dos parceiros do programa, é internacionalmente reconhecida a dinâmica inovadora do processo de Melgaço, constituindo mesmo uma referência e uma melhoria ao conjunto de boas -práticas do programa Re-grow City, superando a experiência do parceiro líder que servia de bitola, o município de Altena. Parabéns ao Município de Melgaço. «O programa Melgaço tem pop-up foi um êxito e deve ser um exemplo para outros municípios», atenta o arquiteto José António Lopes.

 

Veja a reportagem no vídeo abaixo!

In Altominho Tv, 19 de julho de 2021