LOTEAMENTO DA AVENIDA DA SERRA

Vila Velha de Ródão, 2022

A proposta urbanística, bem como a proposta arquitetónica, do loteamento da Avenida da Serra, no município de Vila Velha de Ródão, tida nas suas variantes tipológicas identificadas, considera-se adequada e qualificada para o uso pretendido, que é exclusivamente habitacional.

A racionalidade das soluções, quer formais quer espaciais, enquadra-se com mais-valia qualitativa nos parâmetros condicionantes da construção a custos controlados, assinalando-se a configuração de um conjunto diverso, mas linguisticamente uno, gerador de urbanidade e portador de qualidades de uso e usufruto público para residentes e visitantes.

É objeto principal desta proposta a execução de um conjunto de habitações unifamiliares de tipologia variável a projetar e construir em regime de Custos Controlados, conforme normas técnicas, regulamentação e legislação aplicável.

A proposta consigna, assim, como primeira operação urbanística a execução de uma operação de Loteamento Urbano, considerando o reparcelamento de diversos prédios, todos de propriedade privada do município de Vila Velha de Ródão. Esta operação de loteamento propõe a configuração de três lotes, cada um faceando com os arruamentos habilitantes perimetrais ao terreno. Complementarmente, a operação consigna a configuração de diversas áreas de cedência destinadas à dotação de espaços verdes e de utilização coletiva, passeios, baías de estacionamento e espaços de equipamentos de utilização coletiva.

Do ponto de vista tipológico, a solução arquitetónica para a urbanização do loteamento da Avenida da Serra, apresenta três variantes, a saber: uma solução de moradias T3 (isoladas ou geminadas) com entrada lateral, uma solução de moradias T2 (geminadas) e uma solução de moradias T3 (geminadas) com entrada por um dos topos.

Do ponto de vista construtivo, toda a conceção e pormenorização foi desenvolvida para a implementação de soluções de bom desempenho a baixo custo, caracterizando-se pela adoção de materiais e sistemas que asseguram bons índices de isolamento e inércia térmica, desde logo conferindo elevados níveis de certificação energética com poupanças nos consumos e na utilização.

Para além do conforto térmico e da qualidade do ar interior, a pormenorização e sistemas construtivos no projeto loteamento da Avenida da Serra asseguram ainda um elevado nível de desempenho acústico, não só na vertente do controlo da propagação sonora, aérea e estrutural, como entre espaços interiores e ainda de e para o exterior.