CENTRO CÍVICO DE VILA NOVA DE PAIVA
Vila Nova de Paiva, 2020
O presente projeto corresponde à execução da ação prevista em sede de Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Vila Nova de Paiva, numa área total de 15.123 m2, nomeadamente a intervenção de qualificação e reabilitação do sistema de espaços públicos adjacentes à Avenida Aquilino Ribeiro pelo lado poente. Esta frente de intervenção, apresentou como principais objetivos a qualificação do verdadeiro centro cívico de Vila Nova de Paiva, promovendo a articulação mais qualificada dos grandes espaços públicos, considerando a sua promoção como espaço urbano qualificado, indutor da vivência e dinâmicas urbanas, nas valências sociais e económicas, nomeadamente pelo acolhimento qualificado e em observância legal, da muito antiga feira quinzenal (Feira de Barrelas) que aqui se realiza.
Considerando o protagonismo e centralidade do local da intervenção, Campo da Restauração e Praça D. Afonso Henriques, o seu valor iconográfico e simbólico, impôs-se ao projeto a adoção de uma estrutura
de intervenção, identitariamente forte e caracterizante, assente numa geometria ordenadora e com grande capacidade para acolher as condições arquitetónicas e topográficas, bem como polivalência das funções urbanas que visava acolher.
Assim, os eixos ordenadores principais organizaram espacial, funcional e simbolicamente os principais conjuntos edificados do local, orientando todo o espaço público desde o edifício sede dos Paços do Concelho e adjacente Casa das Caldeirinhas, com a “acrópole” onde se implanta a Igreja Matriz. Entre estes dois extremos, a topografia promoveu naturalmente a estruturação de um “anfiteatro” que viabilizou a reabilitação das plataformas existentes.
A intervenção que estava naquela altura prevista para a Avenida Aquilino Ribeiro, assegurou complementarmente a condição de um nível mais qualificado de acessibilidade e enfatizou toda a lógica desta intervenção.