“MELGAÇO TEM POP-UP” RECONHECIDO NA EUROPA

05-09-2019

Projeto “Melgaço Tem Pop-up”

O projeto “Melgaço Tem Pop-up”, coordenado pelo arquiteto José António Lopes, é reconhecido em toda a Europa, especificamente pelos principais responsáveis ​​do URBACT, programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. A iniciativa tem como propósito dinamizar o centro urbano da vila de Melgaço.

“Obrigado Melgaço pelo vosso trabalho, esforço e excelentes resultados! É incrível ver o que você fez desde que nós (oficialmente) começamos em dezembro! [Obrigado Melgaço pelo vosso trabalho, o vosso empenho e excelentes resultados! É espantoso ver o que vocês já fizeram desde que, oficialmente, começamos em dezembro] ”, escrever os responsáveis ​​pelo URBACT na sua página oficial do Facebook.

 

O que são as Pop-Up’s?

“As Pop-Up são uma ferramenta premiada já testada em toda a Europa e têm como objetivo principal reanimar centros urbanos que apresentem declínio prolongado fruto da falta de animação comercial”, explicou na altura à Rádio Vale do Minho José António Lopes.

A estratégia passa sobretudo por ocupação temporária de espaços comerciais devolutos. “Esta loja vai ser a âncora do projeto. Um lugar não só destinado à informação como à reunião do grupo de trabalho. Um espaço que servirá lojistas que não tenham a capacidade de ocupar uma loja sozinhos e que queiram partilhar um espaço em jeito de co-venda”, referiu o arquiteto.

Em toda a Europa, para além de Melgaço, há ainda mais sete cidades / vilas a aplicar este programa que se tem revelado um êxito. A cidade de Altena, na Alemanha, é de onde chegam os melhores resultados. “Acaba por ser a melhor solução para o comércio tradicional porque quem vem para uma loja destas não vem para fazer concorrência”, sublinhou José António Lopes. “Mas o simples facto de termos as ruas animadas, com as lojas ocupadas, faz com que as ruas se tornem mais vivas e todos ganham com isso. É uma solução ganha-ganha! ”, concluiu o coordenador.

 

Leia a notícia da Rádio Vale do Minho aqui.

 

Leia também:

Jornal A Voz de Melgaço