MELGAÇO INAUGUROU A PRIMEIRA POP-UP SHOP
Melgaço inaugurou, no dia 27 de julho, a primeira Pop-Up Shop. A loja âncora do projeto “MelgaçoTem Pop-up” está numa das principais ruas do centro urbano da vila melgacense, na Rua Dr. Afonso Costa. A iniciativa pretende revolucionar a dinâmica comercial de Melgaço.
A vila melgacense é a única localidade portuguesa integrante do projeto europeu URBACT “Re-grow City”, que tem a cidade alemã de Altena como exemplo de boas práticas de revitalização das cidades em declínio. O projeto é coordenado pelo arquiteto José António Lopes.
O PROJETO
Este projeto de dinamização da economia local nasceu em Altena, na Alemanha, e conta com a parceria de Melgaço, em Portugal, Idrija, na Croácia, Nyirbator, na Hungria, Aluksne, na Letónia, Isernia, em Itália, Manresa, em Espanha, e Igoumenitsa, na Grécia. O objetivo principal é reanimar centros urbanos que apresentem declínio prolongado fruto da falta de animação comercial e reverter a perda de população. A estratégia passa assim pela ocupação temporária de espaços comerciais devolutos. Adotando medidas comuns, as cidades estão a encontrar soluções, em conjunto com a comunidade, para reverter a perda de população.
Como funciona?
Os proprietários de lojas vazias estão a ceder gratuitamente os espaços, para que pequenos empreendedores possam abrir os seus negócios ao público. O período de experiência é de três meses, para que estes possam perceber se o negócio é ou não viável. Caso pretendam continuar no espaço comercial, passarão a pagar uma renda mensal simbólica que, em Melgaço, chega a ser de um euro por metro quadrado.
As fases do projeto:
Três meses de ocupação gratuita e três meses de renda simbólica de 1€ por m2, paga aos proprietários.
Pretende-se avançar já em setembro com três lojas em funcionamento – na Rua Drº Afonso Costa e Praça da República – e com algumas das candidaturas propostas já instaladas, perspetivando, em curto prazo de tempo, ter muitos mais espaços aderentes ao conceito.
Leia notícia do jornal A Voz de Melgaço aqui.